A barbárie vem se impondo em nome da civilização

advanced divider

Frei Sinivaldo S. Tavares, OFM

As recentíssimas eleições no Brasil constituem uma excelente ocasião para analisar as relações atuais entre mídia e poder. De saída, diríamos que novamente as redes sociais roubaram a cena do debate político. Verificou-se, na prática, o esvaziamento das discussões políticas em espaço público. E, como sabemos, o espaço das redes tem fomentado, na maioria dos casos, situações de monólogo e de endogenia. Informações são veiculadas e partilhadas entre grupos constituídos por afinidades e, quase nunca, refletidas. A preocupação obsessiva com a velocidade da transmissão e com a quantidade das informações veiculadas vem se sobrepondo à reflexão e confrontação necessárias no tocante às informações recebidas.  Faz, de fato, pensar a afirmação de Luiz Gonzaga Belluzzo: “O totalitarismo do terceiro milênio não usa coturnos nem câmaras de gás. Usa a informação que não pensa a si mesma”.

Outro fenômeno que teve a mídia como cúmplice foi deslocar as discussões políticas para o âmbito moral e religioso. Construiu-se, no fundo, uma verdadeira “guerra cultural” no intuito de encobrir a real agenda política “ultraliberal”. E a “guerra social” inventada pela ultradireita com o apoio do mercado e da mídia se deu mediante o apelo aos afetos e sentimentos mais recalcados da sociedade brasileira que, acreditando defender seus valores conservadores, acabou engolindo a isca e reagindo violentamente. Trata-se do fenômeno da “narrativa do ódio” que vem se espalhando pelo Brasil há algum tempo.

Em certo sentido, caíram as máscaras da sociedade brasileira. O mito do “brasileiro cordial” se desfez face à violência que se encontra nas bases de nossa construção cultural. Constituímos, de fato, uma nação que nunca se permitiu reconciliar com as mazelas de seu passado histórico: colonialismo, escravagismo, patriarcalismo, sexismo e regimes ditatoriais. E, justamente por isso, pôde-se viver durante tanto tempo na ilusão de ser um país miscigenado e não racista, ou ainda de anistiar torturadores e títeres sem jamais submeter a juízo os crimes da ditadura civil-militar. Talvez tenhamos feito cicatrizar superficialmente muitas de nossas feridas sem limpá-las por dentro e, nos últimos tempos, elas tenham se inflamado.

Essa “narrativa do ódio”, tão bem inoculada pela mídia e pelas redes sociais, cria situações de histeria coletiva e falta de polidez no trato com as pessoas, tornando-se expressão de uma moral violenta e hedionda. Excogitada por parte dos setores endinheirados do país, conta com a tolice dos que permanecem entre os dois polos, a “classe mediana”, e provoca a subserviência dos “negativamente privilegiados”. Talvez a expressão mais boçal dessa invenção tenha sido o disparo via WhatsApp de Fake News. E, assim, pela internet e outras redes sociais pessoas e grupos, auxiliados por maquinações robóticas, se sentiram à vontade para mentir, caluniar, destruir os outros.

Já sabíamos, pelas leituras feitas dos diálogos platônicos, dos textos de Maquiavel, Spinoza, Freud e Marx, apenas para citar alguns, que os demagogos constroem ideologias para cegar as massas despertando e potencializando seus mais baixos interesses, à maneira de um velho controlador de marionetes. Com razão, dizia Marx, em A Ideologia Alemã, que as ideias dominantes são as ideias da classe dominante. E, nesse sentido, os disparos de Fake News pelo WhatsApp foram utilizados para a pedagogia da servidão. Interesses e teses da FIESP, banqueiros e outros empresários se transformaram em milhões de votos ao serem internalizados em eleitores de massas empobrecidas de nosso país. E, por isso, diríamos que o que vivemos recentemente não se tratou apenas de uma parcial derrota eleitoral, como tantos nos querem fazer crer, mas a consagração eleitoral de uma vitória social e econômica.

Fomos habituados a separar e contrapor civilização a barbárie. E não estamos nos dando conta de que a maior de todas as barbáries tem sido engendrada justamente pela civilização ocidental. Por mais paradoxal que isso possa parecer. Em sua fase senil, o capitalismo se apresenta em nossos dias na versão histórica do “neoliberalismo”. Trata-se, nas palavras de Horacio Machado Araóz, da “era da acumulação em tempos de esgotamento do mundo e de crise terminal das energias vitais, tanto das primárias (que brotam da Terra) como das sociais (que surgem e se mobilizam pelo trabalho)”. E para progredir, o neoliberalismo necessita de “fraturar as conexões vitais-existenciais entre corpos-trabalho e Terra-territórios de vida”.

Somos vítimas, portanto, de uma “civilização da barbárie” – perdoem-nos o uso do oxímoro – onde formas de violência colonial coexistem e convergem: desde a violência explícita de expulsar populações de seus territórios e de despojá-las de suas fontes de nutrientes como água, ar e energia, passando pelo terror da repressão e a criminalização dos protestos até a “sutil” violência do fetichismo. Cúmplice do mercado, da tecnociência e da mídia, o fetichismo anestesia os corpos, sequestrando-lhe emoções e sentimentos, além de dominar as almas colonizando seus desejos.

Trata-se da violência imposta por um regime de regulação e de expropriação das emoções que se constitui como violência material e simbólica: usurpação de energias físicas, capacidade de trabalho, emoções, sentimentos e desejos. E esta expropriação alienante se dá mediante a redefinição das relações, sociabilidades, sensibilidades e subjetividades sob a lógica do interesse econômico, da funcionalidade e da espetacularização.

Essa violência se inscreve na própria pele, assinalando de maneira indelével os corpos, de modo a criar aquela sujeição tão bem caracterizada por Franz Fanon como “epidermização”. Corpos e almas, portanto, que trazem a marca da subalternidade internalizada. E, porque expropriados de sua própria sensibilidade, se tornam incapazes também de perceber e sentir a dominação sob a qual se encontram. Mais do que a razão, nossas sociedades estão perdendo o coração. Encontramo-nos – para citar uma afirmação frequente de nosso querido e saudoso papa Francisco -, em uma situação de “globalização da indiferença”. E talvez por isso não haja mais reação social possível nem emergência de energias de indignação, posto que, cegados, os olhos não veem e, anestesiados, os corpos não sentem. E, infelizmente, a mídia tem desempenhado um papel fundamental e imprescindível em tudo isso.

 

Sinivaldo S. Tavares, OFM é professor e pesquisador no departamento de Teologia da FAJE

08/10/2026

Foto: Reza Gholipour – Unsplash

...