Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Esclarecimento sobre o Simpósio Internacional FAJE – PUC Minas

Comunicado

 

A Comissão Organizadora do IX Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da FAJE e do V Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da PUC-MG lamenta que a promoção de um evento de grande magnitude – realizado paralelamente na FAJE e na PUC-MG, de 2 a 4 de outubro – esteja causando alguns inconvenientes.

 

Com o tema “Secularização, Religião e Sociedade”, o Simpósio tem o objetivo de discutir a questão atual do lugar e da importância da religião e, em particular, do cristianismo na sociedade de hoje. Para que haja um grande debate sobre o tema, foram convidados especialistas de várias áreas do saber. São professores/doutores escolhidos a partir da excelência de seus currículos acadêmicos e de suas competências profissionais. Atuam em diversas universidades e faculdades, não apenas ligadas à Igreja, mas também públicas e leigas, do Brasil e do exterior.

As conferências, seminários e comunicações do Simpósio tratarão de temas que envolvem Educação, Cidadania, Estado e Religião, sob os mais variados aspectos. O evento foi criado neste formato, porque o desejo dos membros da Comissão Organizadora é que os participantes conheçam posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto e formem suas próprias opiniões, segundo uma visão crítica. Os professores convidados a se pronunciar não necessariamente expressarão o pensamento das instituições promotoras do Simpósio ou da Comissão Organizadora. A apresentação desses posicionamentos diferentes será, a cada vez, objeto de debate, num clima de honestidade intelectual. Recordamos que a expressão de posições teóricas concorrentes ou contrárias entre si, em ambiente de diálogo e discussão, constitui característica fundamental da vida acadêmica.

 

Desejamos promover o diálogo, na busca do bem comum, pois esta é uma das principais características e práticas das Instituições de Ensino Superior da Igreja Católica.

 

Lamentamos que, em alguns meios, as informações sobre o Simpósio e sobre as instituições que o promovem tenham sido mal interpretadas e distorcidas. Solicitamos que a verdade seja restabelecida.

Renovamos nosso compromisso com os valores do Evangelho, com a dignidade humana e o direito à vida. E colocamo-nos à disposição para posteriores esclarecimentos.

Para mais informações, acesse a ementa do evento:

http://www.faculdadejesuita.edu.br/simposio

Cordialmente,
Comissão Organizadora do Simpósio FAJE & PUC-MG.

...