Especialização Educação e Gestão Social: Práticas Emancipatórias (ed. 1)
Apresentação e objetivos
Por práticas emancipatórias compreendem-se ações comprometidas com a promoção e a efetivação dos direitos humanos, particularmente das camadas populares, de trabalhadores e de minorias identitárias, em suas múltiplas dimensões (sociais, políticas, econômicas, civis, culturais, educacionais e ambientais).
Práticas emancipatórias em educação se referem às práticas sociais de formação humana referenciadas na ética igualitária, na liberdade de pensamento, de criar e construir a própria história, no respeito às diferenças culturais, tendo por perspectiva o desenvolvimento omnilateral da pessoa, a sua totalidade, compreendendo-a como sujeito do processo ensino-aprendizagem, capaz de reelaborar criticamente experiências e saberes, construir conhecimentos e agir na transformação de si e da realidade em que vive.
Quanto às práticas emancipatórias em gestão social, essas designam as práticas sociais de busca de satisfação das necessidades humanas essenciais por meio da ação coletiva organizada, mobilização, diálogo, participação, cooperação, deliberação e controle social, orientada por motivações do viver ético em sociedade, pela interação e compartilhamento de saberes e construção horizontal e efetiva de relações sociais e de poder democráticas e libertadoras.
Informações gerais
Carga horária: 360h/aula
Modalidade: Remoto (aulas online síncronas)
Periodicidade: 3 (três) módulos:
Módulo 1 – 02/08/2022 a 01/11/2022 [108 h/aula]
Módulo 2 – 01/02/2023 a 30/05/2023 [140 h/aula]
Módulo 3 – 01/08/2023 a 16/11/2023 [112 h/aula]
EDITAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD