Pesquisar
Close this search box.

Especialização Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual ed. 5

advanced divider
Período de inscrição prorrogado até 03 de junho de 2022

 

APRESENTAÇÃO

“O cristão do futuro ou será um místico que experimentou algo, ou não será mais cristão”, previa o teólogo Karl Rahner (Escritos de Teología. Madrid: Taurus, 1969, v. 7, p. 25). De fato, as comunidades cristãs são cada vez mais desafiadas a oferecerem uma resposta à altura do desejo de aprofundamento espiritual de seus membros. A fim de trilharem um caminho espiritual pessoal, católicos e evangélicos, homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, leigos, sacerdotes e religiosos/as têm buscado o auxílio da orientação espiritual e do aconselhamento pastoral. Reconhecendo o número insuficiente de pessoas capacitadas a oferecerem este serviço, esta pós-graduação lato sensu deseja colaborar com a qualificação teórica e prática de homens e mulheres dispostos a ajudarem outros no florescimento e no amadurecimento de sua própria aventura espiritual.

JUSTIFICATIVA

Em âmbito católico, o concílio Vaticano II (1962-1965) representou a reconciliação entre doutrina e ação pastoral, reconhecendo o “princípio de pastoralidade” como o coração pulsante da reflexão dogmática da Igreja. Um passo a mais seria dado nas décadas seguintes: a reconciliação entre pastoralidade e vida espiritual dos cristãos. Por isso, a orientação espiritual constitui-se em um ministério muito importante na Igreja, especialmente neste tempo em que vivemos com tantas opções de escolha que a vida nos oferece. Reconhecendo isto, os bispos católicos reunidos em Aparecida durante a V Conferência do Episcopado Latino-americano e Caribenho insistiram muito na necessidade e grande importância da formação espiritual do discípulo-missionário.

Neste contexto de busca por crescimento espiritual, este curso oferece uma contribuição à formação de pessoas que desejam ajudar outros homens e mulheres neste crescimento. Trata-se de formar autênticos discípulos-missionários no serviço de ajuda a outras pessoas na experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo e com sua causa.

Diante desta necessidade, o Departamento de Teologia, a Coordenação Central de Atividades de Extensão da FAJE (CCAE), associados ao Serviço de Colaboração, Fé e Espiritualidade da Companhia de Jesus no Brasil (SECOFE), oferecem o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual (ECOE).

PÚBLICO ALVO

O programa desta especialização quer atender às necessidades de um público diversificado, incluindo leigos/as, religiosos/as e clérigos. Ele se aplica a uma grande variedade de ministérios:

  1. Cristãos e cristãs que desejam aprofundar seu conhecimento teórico-prático da espiritualidade cristã e que se sentem chamados por Deus a ajudar outras pessoas na caminhada existencial-espiritual e no discernimento da vontade de Deus em suas vidas.
  2. Formadores de seminários e casas de formação de religiosos e religiosas que têm a missão de acompanhar o crescimento espiritual de formandos e formandas.
  3. Líderes de movimentos eclesiais e agentes de pastoral que exercem papel de orientação espiritual e acompanhamento pastoral de comunidade.

 

CARGA HORÁRIA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

– 360 horas distribuídas em 2 (três) módulos remotos (aulas online síncronas) extensivos e 1 (um) módulo intensivo presencial:

  • Módulo I: 02/08/2022 a 17/11/2022;
  • Módulo II: 08/03/2023 a 15/06/2023
  • Módulo III: 01/07/2023 a 16/07/2023

– Modalidade: Híbrido (aulas online síncronas, nos dois primeiros módulos e presenciais intensivas, no terceiro módulo).

Aulas terças e quintas-feiras de 19h30 às 21h e uma sábado por mês, de 08h às 12h.

 

EDITAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD!

...