Pesquisar
Close this search box.

“EU TE DESENHEI NA PALMA DAS MÃOS” (IS 49,16): “A MISERICÓRDIA E A COMPAIXÃO NO DÊUTERO-ISAÍAS, NA TEOLOGIA LATINO-AMERICANA E NA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ – UM ESTUDO INTEGRATIVO”

Autora: Jacinta Webler
Orientador: Prof. Dr. Jaldemir Vitório
Data da defesa: 29/03/2006
Situação: Concluída
Informações:
Banca Examinadora:Prof. Dr. Cleto Caliman

Prof. Dr. Pauo Roberto Gomes

Prof. Dr. Jaldemir Vitório

RESUMO

Este trabalho centra-se no estudo do tema da misericórdia e da compaixão no Dt-Is, na Teologia latino-americana e na práxis cristã. Busca-se uma melhor compreensão do tema, a fim de responder à desafiadora questão de como retomar o tema da misericórdia num contexto de injustiça, para suscitar esperança no coração do povo latino-americano, sem cair em idéias enganadoras ou em teologias alienadoras de consciência.

A pesquisa está dividida em três capítulos: no primeiro, desenvolve-se o tema dêutero-isaiano da misericórdia e da compaixão. Apresenta-se a exegese de dois textos (Is 41,8-14; 49,14-26), que permitem delinear sua característica teológica.

No segundo capítulo, com o princípio misericórdia, mostra-se como a teologia da misericórdia, em contexto latino-americano, retoma as grandes linhas da teologia dêutero-isaiana e reporta-se ao ensinamento e à práxis de Jesus, estabelecendo o mundo dos pobres como lugar teologal, a partir do qual Sobrino desenvolve sua teologia da misericórdia.

No terceiro capítulo, retoma-se as grandes linhas das reflexões anteriores, verifica-se sua sintonia com os ensinamentos evangélicos e as exigências práticas apresentadas à fé cristã. Enfim, mostra-se que a misericórdia e a compaixão são características centrais, sempre atuais, para a vivência e a práxis cristã em qualquer contexto histórico e geográfico.

PALAVRAS CHAVE:

Compaixão

Esperança

Humanização

Misericórdia

Práxis cristã

Perdão

Pobres

Povos crucificados

Redentor

Solidariedade

Ternura

Vida

Downloads
...