Pesquisar
Close this search box.

Filosofia e Teologia no Brasil, hoje: questões, desafios e tarefas

Elton Vitoriano Ribeiro SJ

A Faculdade Jesuíta, de 05 a 07 de outubro de 2022, realizará o XVII Simpósio Internacional Filosófico-Teológico da FAJE, com o tema “Filosofia e Teologia no Brasil, hoje: questões, desafios e tarefas”.

As complexas relações entre filosofia e teologia foram, no decorrer da história, temas de acaloradas discussões. Por um lado, a teologia sempre defendeu a necessidade da reflexão filosófica como momento interno do labor teológico. Por outro lado, a filosofia se enriquece com um pensamento que, herdeiro de uma tradição poderosa de reflexão, aponta para o transcendente. Em ambos os casos, para o pensar humano, o valor está no convite em argumentar, precisamente, ali onde outras disciplinas cessam seu discurso.

A complexidade das relações entre filosofia e teologia, suas possíveis articulações e seus desentendimentos formam um campo propício para a discussão sobre a existência humana, sobre a sociedade e sobre o sentido. Discussão que ganha corpo quando determinado contexto cultural entra em crise. Portanto, diante das crises que nossa sociedade contemporânea enfrenta, a reflexão filosófica e a teológica encontram excelentes oportunidades para revisitar e construir suas relações.

No Brasil, as relações entre filosofia e teologia foram interpretadas a partir de distintas perspectivas. Algumas mais amigáveis, como as encontradas em muitas instituições acadêmicas onde a filosofia, além de ser propedêutica para o estudo da teologia, também gera debates frutíferos entre ambas. Outras perspectivas totalmente excludentes que consideram o diálogo entre as duas áreas impossível, improdutivo e completamente desnecessário. Porém, como podemos compreender, por exemplo, as contribuições de Agostinho e Tomás de Aquino para o pensamento ocidental sem considerar a íntima relação entre filosofia e teologia na reflexão desses autores? A relação visceral entre as duas disciplinas não é coisa do passado ou de outras terras. Discutir tais relações em nosso contexto, hoje, é fundamental. Especialmente neste ano marcado por vários eventos significativos para nossa autocompreensão como sociedade brasileira, eventos permeados por discursos de natureza filosófica e teológica.

Vivemos um ano de eleições. Principalmente a eleição presidencial, que mobiliza muitas forças da sociedade civil, da política partidária e da população em geral. Somos convidados a discutir os rumos de nosso país que enfrenta tantos desafios como o desemprego, a pobreza, a precarização do trabalho, a falta de moradia, a busca de educação de qualidade e a melhora no sistema de saúde pública, apenas para citar alguns temas. Também, celebramos os 200 anos da Independência do Brasil (7 de setembro de 1822), evento tão importante e tão controverso de nossa história social e política. Celebramos, ainda, os cem anos da Semana de Arte Moderna (11 a 18 de fevereiro de 1922). A Semana de 22, como ficou conhecida, marcou o início do modernismo no Brasil e, a partir de uma grande ebulição de novas ideias e de um desejo de renovação cultural, tornou-se a referência culturalistíca para o século vinte em nosso país.

Ao propor o tema “Filosofia e Teologia no Brasil, hoje: questões, desafios e tarefas”, o Simpósio da FAJE pretende, diante dessa realidade brasileira, perguntar pelas oportunidades e desafios para a filosofia e a teologia, pensar o Brasil e, a partir deste solo, produzir um pensamento global. Quais são as oportunidades de discussão, articulação e sinergia entre filosofia e teologia na busca da própria autocompreensão neste contexto brasileiro? As relações entre filosofia e teologia, no Brasil hoje, podem apontar tarefas e sugerir caminhos de transformação social? Que questões emergem desta realidade nacional, marcada por uma história, onde filosofia e teologia, mesmo que sempre presentes, foram coadjuvantes na interpretação da realidade brasileira?

Para alcançar o objetivo proposto, as atividades do Simpósio se organizarão ao redor de três eixos: “Filosofia e Teologia”, “Brasil” e “Hoje”. Seguindo o caminho da articulação entre as filosofia e teologia, tão fundamental para a própria existência da FAJE, buscaremos discutir a realidade brasileira a partir de seus desafios e seus caminhos para, finalmente, iluminados por esse percurso, lançar um olhar atento ao nosso hoje, encarnado nesta sociedade em que vivemos.

 

Elton Vitoriano Ribeiro SJ é professor e pesquisador no departamento de Filosofia, e reitor da FAJE

...