Frei Sinivaldo representa a FAJE em seminário ecumênico em ASSIS

O Prof. Dr. Frei Sinivaldo Tavares OFM participou, em Assis, Itália, nos dias 15, 16 e 17 de março, de um seminário internacional e ecumênico com o tema “A festa da Criação e o Mistério da Criação – Ecumenismo, teologia, liturgia e sinais dos tempos em diálogo”.

Frei Sinivaldo apresentou sua palestra dentro do painel “A Criação como um mistério teológico fundacional” e representou a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) no evento, que reuniu nomes de relevo como cardeais do Vaticano, representantes do Conselho Mundial de Igrejas, da Conferência de Igrejas Europeias, da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, da Comissão Teológica Internacional, das Igrejas Metodista, Luterana, Ortodoxa; das universidades de Cambridge, Oxford, Copenhagen, Genebra e Leuven, e de movimentos como Focolares e Comunidade de Taizé.

Entre os temas que nortearam as reflexões, destacam-se o kairós ecumênico e a convergência da sinodalidade e da Criação; o papel da Criação no Credo Niceno; por que o tema da Criação é tão relevante na unidade ecumênica? E ainda: a relação ética que os cristãos têm com a Criação e como essa relação com a Criação (Lex Vivendi) pode ser influenciada pela importância que os cristãos ocidentais têm historicamente atribuído (ou não) à criação na nossa vida litúrgica e na nossa reflexão teológica (Lex Orandi, Lex Credendi).