Padre Luís Henrique Eloy e Silva novo reitor da PUC Minas

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, grão-chanceler da PUC Minas, divulgou nesta quarta-feira, 21 de setembro, comunicado sobre nomeação do novo reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais: padre Luís Henrique Eloy e Silva. O mandato, conforme prevê o Estatuto da Universidade, é de três anos, com início no próximo mês de outubro. A nomeação do padre Luís Henrique, seguindo o que determina o Estatuto da PUCMinas, ocorre com a confirmação do Vaticano, por meio do seu Dicastério para a Educação Católica.

No comunicado, dom Walmor expressa agradecimento ao atual reitor, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Joaquim Mol. “Reconhecimento ao competente desempenho e contribuições singulares de dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, nos seus cinco triênios, por 15 anos, na condução da Reitoria da PUC Minas, com importantes conquistas, inovações e avanços.” No texto, também dedica votos de “fecundo serviço eclesial, acadêmico e de gestão corporativa” ao padre Luís Henrique, na nova missão à frente da reitoria da PUC Minas.

Sólida trajetória acadêmica e de serviços à Igreja

Padre Luís Henrique Eloy e Silva, natural de Nepomuceno, Minas Gerais, é mestre e doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e pós-doutor em Hermenêutica Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, na Alemanha. Além de professor de Exegese do Novo Testamento e de Patrologia na PUC Minas, é professor de Exegese do Novo Testamento na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, tendo lecionado como professor convidado na Faculdade São Bento do Rio de Janeiro e no Seminário Pontificio Mayor de los Santos Ángeles Custodios, em Santiago do Chile.

Na CNBB, é perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e coordenou o trabalho de tradução da Bíblia da CNBB, lançada em 2018. Em 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI perito na XII Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja e, desde outubro de 2014, é o representante brasileiro na Pontifícia Comissão Bíblica, órgão da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, por nomeação do Papa Francisco.