Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Pensamentos sobre a possibilidade do Absoluto transcendente são discutidos no VII Colóquio Vaziano na FAJE

IMAGENS SOBRE O VII COLÓQUIO VAZIANO
IMAGENS DO VII COLÓQUIO VAZIANO NA FAJE

     Aconteceu na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia FAJE, nos dias 22 e 23 de maio, o VII Colóquio Vaziano: Um itinerário para o absoluto. O Colóquio pretende ser um momento de debate e discussões sobre o pensamento de Henrique Cláudio de Lima Vaz. Na ocasião, dando principal ênfase à questão da possibilidade e necessidade de afirmar o Absoluto transcendente.

     No VII Colóquio Vaziano, organizado pelo Grupo de Estudos Vazianos da FAJE (GEVaz), foram apresentadas algumas consequências, apontadas por Lima Vaz, da negação do absoluto. Entre elas podemos destacar o niilismo, a crise da comunidade ética, a alienação da consciência, a hipertrofia da noção de justiça. Também foram explicitadas as razões que levam Lima Vaz a defender a necessidade de reafirmar o absoluto como condição de possibilidade do ser finito. Para ele, a pessoa é constitutivamente um ser espiritual. Isso significa que ela apenas se realiza humanamente quando se abre ao horizonte da verdade e do bem, ou seja, ela se humaniza na medida em que, ao partir da própria situação histórico-mundana, percorre um itinerário para o Absoluto.

     Henrique Cláudio de Lima Vaz (1921-2002) é considerado um dos maiores filósofos brasileiros do século XX. Atento aos acontecimentos e contradições de seu tempo histórico, ele propôs pensar autenticamente a realidade na qual viveu. Ao ser confrontado com os horrores das guerras, dos sistemas totalitários e também com o niilismo e o pensamento ateu, manteve-se fiel as suas convicções de fé e, ao mesmo tempo propôs lúcidas reflexões a respeito da civilização ocidental.

     Para ele, a negação do absoluto transcendente e a afirmação da imanência como instância última de avaliação e julgamento conduziu, historicamente, a acontecimentos irracionais que colocaram em evidência a falta de sentido da vida humana. Sendo assim, ele defende que para reencontrar sentido humano para as obras do homem se faz necessário reafirmar o absoluto transcendente como fundamento último de nosso ser na história.

     A seleção das comunicações aconteceu a partir do envio do material dos participantes em abril de 2014 para um e-mail do grupo de estudos.

O encerramento do evento foi marcado com a brilhante palestra do Prof. Dr. João A. Mac Dowell (FAJE), no dia 23/05 às 20h, com o tema: Heidegger e a fenomenologia: ruptura ou continuidade?

 Confira abaixo o resumo dos temas apresentados:

...