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Pós-Graduação inclusiva na FAJE. Confira o relato da Luísa de Souza

Duas Semanas Intensas na Pós-graduação, muito estudo, diversão e aprendizado!

Olá Pessoal!
Estou passando aqui para contar como foi as minhas duas primeiras semanas intensas nas aulas da pós-graduação. Simplesmente amei viver as muitas experiências nessa nova fase da minha vida!

Minhas aulas iniciaram no dia 10 de julho e foram até o dia 22 de julho com carga horária das 8 às 18h de segunda a sexta-feira e aos sábados de 8 a 12h, muita coisa não é mesmo pessoal?!

O cronograma das aulas para esse primeiro módulo que estou fazendo foi dividido em 4 disciplinas presenciais (na próxima etapa desse módulo teremos aulas online) sendo elas: Sociologia e História das Juventudes; Políticas Públicas de Juventudes na América Latina; Pedagogia das juventudes e Juventudes e educação. Eu amei tanto participar de cada momento das aulas que nem dei conta do tempo que fiquei estudando, simplesmente amei. E vocês nem sabem, quando eu chegava em casa, fazia aulas particulares com uma professora de apoio das 19 às 22h, mas no primeiro dia eu fiquei até as 23:30h, acreditam?! Mas sei que todo esse esforço e dedicação são a base fundamental para que eu consiga concluir mais essa etapa da minha vida, me tornando pós-graduada, isso é um sonho que estou realizando!

Para contar um pouco sobre essa primeira experiência como estudante na pós-graduação, quero dizer que fui muito bem recebida pela Faculdade Jesuíta, principalmente pelo Sebastian, coordenador do curso. Além dele, também recebi carinho e apoio dos meus novos colegas de classe e amei conhecer cada um deles.

Tive a oportunidade de contar um pouco sobre minha história, meu trabalho e, claro, sobre o Inclusive Luísa, meu projeto na AIC. Eles amaram conhecer! Eu também conheci um pouco sobre cada um/a deles/as como por exemplo a Denise que é do Fórum das Juventudes da Grande BH que também faz um projeto junto da AIC. A maioria dos/as meus/as colegas já fazem um trabalho voltado para as juventudes e tem gente do Brasil todo e de diversas áreas de atuação. Nossa turma é bem diversa, tem padre, freiras, assistente social, relações públicas com Síndrome de Down que sou eu, tem psicóloga, tem gente de Ouro Preto, de Sete Lagoas, de Pará de Minas e da grande BH em Minas Gerais, mas tem também gente que veio de São Paulo e até de Fortaleza no Ceará e Salvador na Bahia. Eu amei toda essa diversidade pois certamente vai me ajudar a aprender muito mais sobre as juventudes a partir dos diversos olhares, experiências e das trocas com meus colegas e professores/as.

Na primeira semana eu tive a disciplina de Sociologia e história das Juventudes onde a gente fez muitas atividades de leitura, lemos o livro “Juventudes no mundo contemporâneo: temas em debate” organizado por Vanessa de Araújo Correa e também assistimos ao documentário “BOTINADA – a origem do punk no Brasil” de Gastão Moreira e eu conheci um pouco sobre a cultura do rock e do punk, achei bem legal!

Essa disciplina também ofereceu uma outra dinâmica muito interessante, a professora propôs que colocássemos uma venda e fôssemos guiados pela nossa dupla. Eu fiquei até tonta, mas consegui sentir um pouco da sensação de não ter a visão e ter que confiar no parceiro ao meu lado para me guiar. Viver como pessoa com deficiência requer de nós uma grande resistência para superar nossos próprios desafios e recriar as possibilidades para ter uma vida plena, ainda que tenhamos uma limitação ou outra. Essa pós-graduação tem essa representatividade para mim, mais uma vez me vejo superando meus próprios desafios e recriando novas possibilidades em minha vida. É sempre possível aprender, mesmo que eu seja uma pessoa com deficiência intelectual, mesmo que meus esforços necessitem um pouco mais de intensidade e dedicação, é possível e eu estou conseguindo chegar a lugares que um dia eram apenas sonho. Vocês também podem conquistar os sonhos de vocês, ainda que pareça difícil, só descobrirão se foi possível, se um dia tentarem.

A última disciplina dessa primeira etapa do módulo foi Juventudes e Educação e também teve uma atividade muito legal! Participamos de um quebra-gelo que foi muito bacana para a gente deixar a timidez de lado pois enquanto dançávamos umas coreografias e ritmos inventados na hora, morríamos de rir e curtíamos uns com os outro aquele momento engraçado e de descontração. Além disso, assistimos documentário, lemos textos e fizemos um passeio no Parque Lagoa do Nado e lá fizemos muitas atividades divertidas como, por exemplo, a atividade do barbante onde fiquei presa com minha dupla e a gente tinha que se virar para sair de lá. Foi muito engraçado porque eu fiquei presa, toda embolada no barbante, ai, ai, só de lembrar eu dou risadas. Ah, não poderia deixar de falar da aula maravilhosa da Malu Jimenez que trouxe para nós assuntos super importantes voltados para inclusão, como por exemplo da pessoa com deficiência e a gordofobia.

Bem pessoal, isso foi só um pouquinho do que aconteceu nessas minhas duas semanas na pós, muitas outras coisas rolaram por lá e sei que tantas outras ainda virão. Mas não poderia deixar de passar por aqui para contar como foi para mim viver essa experiência e dizer o tanto que estou feliz com tudo que vivi e o que ainda vou experimentar.

Espero que tenham gostado de saber de mais essa história da minha vida e continuem por aqui, acompanhando todas as novidades que estão por vir. Não percam!

Abraços carinhosos,
Luísa Camargos.

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