Projetos Extensionistas 2025/2

advanced divider

PROJETOS EXTENSIONISTAS

2025 | 2

Projeto 1 | Filosofia da dor: o impacto dos conceitos comuns

Ementa: O presente projeto se insere na filosofia contemporânea da dor, em diálogo com a ciência cognitiva e neurociência. O foco do projeto diz respeito ao impacto da experiência subjetiva e fenomenológica da dor nos conceitos correspondentes que os pacientes carregam sobre esta experiência. As(os) alunas(os) realizarão entrevistas com os pacientes de dor crônica em diferentes unidades ambulatoriais com o objetivo de averiguar este impacto. O simples fato de ouvir o que os pacientes têm a dizer acerca da sua própria dor contribui para reduzir, pouco que seja, a situação de injustiça epistêmica da qual uma parte destes pacientes é notoriamente vítima. Além disso, espera-se que a coleta de dados e posterior análise das narrativas dos pacientes pode contribuir para uma inserção dos alunos no campo da filosofia experimental e, em particular, para uma compreensão mais precisa do fenômeno da dor.

Docente: Prof. Daniel De Luca-Noronha.
Modalidade: On-line.
Reuniões: Quartas-feiras, 19h30 às 21h.

Projeto 2 | A Carta aos Romanos: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5)

Ementa: O estudo da teologia, na FAJE, privilegia a tradição bíblica, que está na base da Tradição Cristã. Por outro lado, a pastoral da Igreja Católica, no Brasil, foca os estudos bíblicos como eixo vertebrador fundamental para a catequese, a liturgia, a espiritualidade e a formação, em geral, do Povo de Deus. Este Projeto se insere nessa grande dinâmica acadêmica e pastoral, no sentido de levar às comunidades, de maneira adaptada, os resultados das pesquisas bíblicas, de modo a superar a tentação dos fundamentalismos e dos historicismos, quando se trata de leitura da Bíblia. A escolha da Carta aos Romanos se deve ao livro que será estudado no Mês da Bíblia, celebrado, anualmente, em setembro. No entanto, o Projeto não se limitará a esse mês específico, podendo ser realizado, antes, durante ou depois do evento. Os textos de referência serão: SERVIÇO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA, Mês da Bíblia 2025 – Carta aos Romanos: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). São Paulo: Paulinas, 2025, bem como, SILVA FILHO, Manoel Gomes da; SILVANO, Zuleica (orgs.), Carta aos Romanos: A revelação da justiça divina, São Paulo: Paulinas; Paulus, 2025, recentissimamente publicado.

Docente: Prof. Rivaldave Paz Torquato.
Modalidade: On-line.
Reuniões: Quintas-feiras, 19h30.

Projeto 3 | Atuação social e pastoral a partir da Pedagogia Inaciana

Ementa: A proposta dessa atividade quer vincular o trabalho em ONG’s, Coletivos de incidência social ou Pastorais, já realizados pelos alunos da FAJE, ao instrumental de interpretação e ação social fornecido pela Pedagogia Inaciana (pedagogia dos jesuítas baseada em aspectos da Espiritualidade Inaciana). A partir de atividades ligadas a dimensão “Compromisso e Incidência social” do PDI da FAJE, buscaremos ler, interpretar, organizar e atuar, consciente e efetivamente, nas diversas realidades sociais nas quais estão inseridos os alunos que participarão desse projeto. O caminho a trilhar, de compromisso e incidência social, será lido a partir dos percursos: (1) Aprendizagem e ação baseado em problemas; (2) Aprendizagem e ação baseado em projetos; (3) Aprendizagem e ação baseado em desafios, (4) Aprendizagem e ação baseado no serviço e (5) Aprendizagem e ação baseado no diálogo.

Docente: Prof. Elton Vitoriano Ribeiro.
Modalidade: On-line.
Reuniões: Segundas-feiras, 20h às 20h30.

Projeto 4 | Juventudes, digitalização e precarização do trabalho

Ementa: “O trabalho é o centro de todo pacto social” (Papa Francisco). Este Projeto Extensionista propõe a oferta de atividades em torno do tema “Juventude e mundo do trabalho”. Para compreender o futuro do trabalho é preciso ouvir a juventude. A precariedade, um dos efeitos da hiperexploração do trabalho, impacta diretamente os jovens. As barreiras para a inserção no mercado de trabalho dificultam sua capacidade de planejar o futuro. Este Projeto quer reforçar o vínculo entre academia e experiência concreta dos jovens. A metodologia adotada será, principalmente, a escuta qualitativa de jovens que vivem essa realidade nas comunidades periféricas. A escuta se dará em torno das seguintes questões: valor do trabalho, dificuldades enfrentadas em encontrar trabalho, ou vividas no trabalho; tensão entre expectativa profissional e realidade (trabalhos desejados x trabalhos disponíveis); trabalho e vivência da fé.

Docente: Prof. Élio Gasda.
Modalidade: On-line.
Reuniões: Terças-feiras, 15h.

Projeto 5 | Sentido e falta de sentido na vida contemporânea

Ementa: A questão humana fundamental acerca do sentido da vida nasce no seio mesmo da vida cotidiana, em todos os tempos e culturas. Refletir sobre tal questão sempre foi uma das tarefas assumidas pela filosofia desde as suas origens gregas. O presente projeto pretende, apoiando-se em um material que facilita e favorece o interesse em nossa sociedade das imagens – pequenos vídeos de animação cuidadosamente escolhidos – refinar a sensibilidade dos alunos para a questão do sentido da vida e habilitá-los a discutir essa questão com o público mais amplo de suas atividades extra-acadêmicas.
O desenvolvimento da atividade pretende ser simples, lúdico, e se fará em dois tempos: primeiramente, os alunos participantes assistirão e discutirão entre si vídeos de animação de curta duração, que lidam com temáticas onipresentes na vida contemporânea – a relação com o trabalho, a temporalidade acelerada, a existência virtual, a morte, o sentido existencial da arte, a solidão na vida urbana, a violência, a relação religiosa etc. – e refletirão sobre tais temáticas, tentando compreendê-las em um horizonte humano e existencial ampliado. Num segundo momento, os alunos levarão os vídeos previamente preparados para serem vistos e discutidos com o público-alvo, fomentando a reflexão e recolhendo os resultados atingidos em cada encontro, para posterior avaliação sobre a atividade desenvolvida.

Docente: Prof. Marco Heleno Barreto.
Modalidade: Híbrido.
Reuniões: Quintas-feiras, 19h30 às 21h.

Projeto 6 | “Mãe Terra”. Ecologia, educação e comunidade

Ementa: O projeto “Mãe Terra. Ecologia, educação e comunidade”, de extensão curricularizada, se destina aos estudantes filosofia ou teologia da FAJE que já fizeram a experiência no primeiro semestre ou àqueles que intentam realizá-la pelo primeira vez. Não se trata de repetição, e sim de continuidade. Ele envolverá até 24 universitários dos cursos de graduação (dez a doze de cada curso) da FAJE. Tal iniciativa de serviço à comunidade local e aprendizagem teórico-prático terá como destinatários principais alunos do Colégio Santa Maria Pampulha, localizada nas proximidades da FAJE.

Docentes: Prof. Afonso Murad e Profa. Renata Cioletti Vale.
Modalidade: Presencial.
Reuniões: 1º encontro no dia 7/8, quinta-feira, das 14h às 15h30.

 

***

INSCRIÇÕES ATÉ 29/06/2025

INSCREVA-SE AQUI!

Voltar

...