PROUNI – Processo Seletivo 2024/1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2024/1º – VAGAS DO PROUNI

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Prot. FAJE nº 01/2024

O Reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG), torna público o Edital do Processo Seletivo Próprio para ingresso nos cursos de Graduação, para candidato pré-selecionado através do PROUNI, em conformidade com o item 4, do Edital nº 2 de 16 de janeiro de 2024, do PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI – PROCESSO SELETIVO – PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024.

1. DOS CURSOS/VAGAS
  • Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), reconhecidos pela Portaria MEC nº 917, de 27/12/2018, publicada no DOU de 28/12/2018, e Teologia (Bacharelado), reconhecido pela Portaria MEC nº 208, de 25/06/2020, publicada no DOU de 07/07/2020.
  • O curso de Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e o curso de Teologia (Bacharelado) funcionam no turno da manhã, na sede da FAJE, na Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro Planalto, Belo Horizonte (MG), CEP 31720.300.
  • Serão oferecidas 17 (dezessete) vagas, sendo: 09 (nove) vagas para o curso de Filosofia (Bacharelado), 03 (três) vaga para o curso de Filosofia (Licenciatura) e 05 (cinco) vagas para o curso de Teologia (Bacharelado).
  1. DO PROCESSO SELETIVO PRÓPRIO
  • Para concorrer a uma das vagas oferecidas através do PROUNI, para o 1º semestre de 2024, nos cursos de graduação em Filosofia (Bacharelado ou Licenciatura) e Teologia (Bacharelado), a FAJE utilizará a pré-seleção realizada pelo próprio PROUNI, além de uma prova na própria FAJE, de caráter eliminatório, conforme o item 4 do Edital nº 2, de 16 de janeiro de 2024, do PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI – PROCESSO SELETIVO – PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024.
  • A inscrição para o Processo Seletivo Próprio da FAJE será realizada na sede da Faculdade, após a divulgação da pré-seleção do PROUNI, onde deverão ser apresentados os seguintes documentos:
  1. Ficha de inscrição preenchida (que será enviada por e-mail ao candidato);
  2. Documentos solicitados pelo PROUNI para entrevista com a assistente social (Formulário que será enviado ao candidato).
    • Para o curso de Teologia (Bacharelado), após a pré-seleção realizada pelo PROUNI, o candidato deverá realizar uma prova que consistirá em exame de língua estrangeira, de caráter eliminatório.
    • Para o curso de Filosofia (Bacharelado ou Licenciatura), após a pré-seleção realizada pelo PROUNI, o candidato deverá realizar uma prova dissertativa na FAJE, de caráter eliminatório, onde será avaliada sua capacidade de compreensão, pensamento crítico, raciocínio, análise e síntese, expressão gramaticalmente clara e precisa.
  1. DA REALIZAÇÃO DA PROVA
  • A prova do Processo Seletivo Próprio da FAJE será realizada no campus da FAJE, no dia 15 de fevereiro, das 8h30min. às 12h.
  • Para o curso de Filosofia (Bacharelado ou Licenciatura):
    • Na prova será exigida uma dissertação (redação) em Língua Portuguesa, na qual o(a) candidato(a) desenvolverá uma temática contemporânea, que terá uma pontuação máxima de 100 (cem) pontos.
  • Para o curso de Teologia (Bacharelado):
    • Na prova será exigida tradução para o português de um texto teológico em alemão, em espanhol, em francês, em inglês ou em italiano, retirado de uma das obras abaixo relacionadas, que terá uma pontuação máxima de 100 (cem) pontos.
    • O(A) candidato(a) deverá demonstrar compreensão suficiente do texto a ser traduzido, expressando corretamente seu sentido na língua escolhida no ato da inscrição.
    • Alemão: KÖRTNER, U. H. J. Einführung in die theologische Hermeneutik. Darmstadt: Weissenschaftliche Buchgesellschaft, 2006.
    • Espanhol: GONZÁLEZ FAUS, J. I. El rostro humano de Dios: de la revolución de Jesús a la divinidad de Jesús. Santander: Sal Terrae, 2008.
    • Francês: BURDELOT, Y. Devenir human: la proposition chrétienne aujourd’hui. Paris: Cerf, 2011.
    • Inglês: WRIGHT, N. T. The Ressurrection of the Son of God. Minneapolis: Fortress, 2003.
    • Italiano: POTESTÀ, G. L.; VIAN, G. Storia del cristianesimo. Bologna: Mulino, 2010.

• Será eliminado o(a) candidato(a) que não alcançar o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova.
  • Em nenhuma hipótese serão concedidas vistas, cópias, recorreção ou revisão das provas.
  • O(a) candidato(a) que, por qualquer motivo, não realizar a prova na data prevista será automaticamente reprovado(a).
  1. DO RESULTADO
  • O resultado do Processo Seletivo Próprio da FAJE será comunicado ao(a) candidato(a), por e-mail, até o dia 19 de fevereiro de 2024.
  1. DA MATRÍCULA
  • A matrícula no curso será efetuada junto à Secretaria Acadêmica, no período de 19 a 22 de fevereiro de 2024. Para tal, deverão ser enviados os documentos relacionados abaixo, digitalizados em formato PDF, para o e-mail: (secgraduacao@faje.asav.org.br), devendo a documentação original ser apresentada para autenticação no momento da matrícula.
  1. Certidão de nascimento ou casamento, quando for o caso;
  2. Documento oficial de identidade;
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, com o respectivo histórico escolar);
  5. Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  6. Prova de quitação do serviço militar (se do sexo masculino);
  7. Cópia de comprovante de endereço ou declaração equivalente;
  8. 1 (uma) fotografia 3×4;
    • A inscrição do(a) candidato(a) no Processo Seletivo para os Cursos de graduação em Filosofia e Teologia da FAJE implicará a aceitação de todos os termos deste Edital.
    • Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo da FAJE.

Belo Horizonte, 19 de janeiro de 2024.

Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro

Reitor

Download do Edital da FAJE e PROUNI:

Edital do Processo Seletivo 2024 1 Graduação Vagas PROUNI

EDITAL PROUNI N. 2 DE 16 DE JANEIRO DE 2024