Pesquisar
Close this search box.

Notícias

PUC Minas e FAJE realizam o IX Simpósio Internacional

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, pelos Departamentos de Filosofia e Teologia, juntamente com o Programa de Pós- Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, promoveu entre os dias 2 e 4 de outubro de 2013, o Simpósio Internacional- Filosofia, Teologia e Ciências da Religião com o tema: Secularização, Religião e Sociedade. As atividades do evento foram divididas entre o campus da FAJE, no bairro Planalto e campus Coração Eucarístico da PUC Minas.

Secularização, Religião e Sociedade.

As sociedades ocidentais encontram-se marcadas pelo processo de “secularização”. Trata-se da passagem de sociedades cujas instituições apoiavam-se sobre a autoridade das tradições religiosas, para as que tendem a organizar sua vida econômica, científica, artística e política de forma independente dessas tradições. Criou-se assim o que se costuma chamar “Estado laico”, ou seja, uma forma de ordem pública que não professa uma religião. A separação entre as Igrejas cristãs tradicionais e o Estado tronou-se um princípio de convivência aceito e defendido também por essas Igrejas. Assim, o Estado laico é hoje um projeto que goza de grande credibilidade, ao menos no Oriente. Mas o processo de secularização ainda não está acabado e suas consequências dependem em grande parte de decisões religiosas e políticas a serem tomadas na atualidade. Tais decisões afetam profundamente a compreensão da vida social e, mais particularmente, do lugar da religião na construção comum de sociedades justas.

Três eixos principais de estudos nortearam nossos trabalhos: O primeiro eixo sobre as origens da secularização no Ocidente; o segundo eixo estudou as várias interpretações que o movimento histórico de secularização recebe atualmente; por fim, um terceiro eixo de estudos versou sobre as consequências notáveis da secularização em nosso tempo.

O IX Simpósio Internacional apresentou conferências com Prof.Dr. João Vila- Chã (PUG-Roma), Prof. Dr. Manfredo de Oliveira (UFC-CE) e Prof. Dr. José Maria Vigil (EATWOT). Além de seminários, painéis e mesas-redondas.

...