O diretor do departamento de Filosofia da FAJE, Professor Luiz Carlos Sureki, SJ, representou a instituição na solenidade realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 12 de novembro, para conferir o título de cidadania honorária ao reitor do Centro Universitário Dom Helder, professor Paulo Umberto Stumpf, SJ. Com requerimento de autoria do vereador Pedro Patrus (PT), que presidiu os trabalhos, a solenidade reuniu autoridades, convidados e um número expressivo de integrantes da comunidade acadêmica da Dom Helder.
Representando o provincial dos Jesuítas do Brasil estava o padre Alexandre Raimundo de Souza, superior jesuíta do Núcleo Apostólico Belo Horizonte e Santa Luzia que, ao lado do prof. Luiz Sureki, compôs a mesa, juntamente com as seguintes autoridades: vereador Pedro Patrus; o homenageado Paulo Stumpf, SJ; o desembargador Newton Teixeira, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); o deputado federal Patrus Ananias; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), professor Durval Ângelo; o vice-reitor da Dom Helder, professor Franclim Brito; a gerente de RH, Queli Lúcia Mendes, representando o corpo técnico-administrativo da instituição; e a professora Valdênia de Carvalho, representando a Fundação Movimento Direito e Cidadania (MDC).
Paulo Stumpf é padre jesuíta, bacharel em Filosofia, Teologia e Ciências Sociais, além de mestre e doutor em Direito. Em seu discurso, expressou a profunda emoção em receber o título. Segundo ele, a homenagem se estende aos colaboradores da Dom Helder, às instituições parceiras e aos amigos. “Com quase 40 anos em Belo Horizonte, ao receber esta distinção, tenho a alegria da consciência de que cada esforço, cada desafio e cada sacrifício valeram a pena”, declarou Stumpf.
O Coral da Dom Helder, dirigido pelo professor Ricardo de Freitas e regido pelo maestro Tatá Sympla, apresentou o Hino Nacional Brasileiro, na abertura, e outras composições ao longo da solenidade.

Fotos: NECOM / Dom Helder