MINICURSO | Dançar com os demônios ou dançar como os demônios? Demonologia como resistência à colonização

advanced divider

Quando: 07 a 09/04 | 19h30 às 21h
Docente: Prof. Dr. Franklin Alves Pereira
Modalidade: on-line síncrono (Microsoft TEAMS)
Investimento: R$ 100,00

Dançar com os demônios ou dançar como os demônios? Demonologia como resistência à colonização

Ementa: Veremos a demonologia bíblica como espaço de resistência à colonização, partindo de Is.13,21. Neste texto, seʿîrîm (traduzidos como δαιμόνια na Septuaginta) dançam nas ruínas da Babilônia. Essa imagem de caos e ocupação de um espaço maldito pode ser comparada com a diablada do carnaval de Oruro (Bolívia), onde demônios mascarados desfilam sob a proteção da Virgem do Socavón. Ambos os contextos apresentam a dança como veículo para ressignificar o mal: em Isaías, sobre a queda de um império idólatra; em Oruro, sobre os escombros da colonização, encenando a libertação pela apropriação do imaginário demonológico imposto. O que faremos? 1) análise textual comparativa (TM e LXX) de Is 13,21; 2) etnografia simbólica da diablada, focando em seus elementos performáticos; 3) teologia bíblica de-colonial, interpretando os “demônios dançantes” como categoria teológica em disputa. A dança dos demônios seria entendida não como adoração ao mal, mas como performance que captura e ressignifica sua imagem para resistir à opressão. Desse modo, entende-se que “dançar com os demônios” pode significar solidariedade com os vencidos e “dançar como os demônios” pode significar mascarar-se para desmascarar o poder colonizador. Objetiva-se, então, oferecer uma leitura não eurocêntrica da demonologia bíblica e validar manifestações culturais subalternas como fontes de exegese e produção teológica.

Docente: Prof. Dr. Franklin Alves Pereira

Quando: 07 a 09/04 | 19h30 às 21h

Investimento: R$ 100,00

Modalidade: on-line síncrono (Microsoft TEAMS) – O link de acesso à sala será enviado no dia da primeira aula, entre 16h e 16h30, para o e-mail cadastrado no momento da inscrição no minicurso. O link de acesso será o mesmo para todos os dias do minicurso.

Certificação: A emissão do certificado está condicionada à realização da inscrição dentro do prazo válido e à participação mínima de 75%, calculada automaticamente a partir do tempo de permanência na sala de reunião. Os certificados serão enviados por e-mail, utilizando o e-mail informado no momento da inscrição no minicurso.

INFORMAMOS QUE NENHUMA REUNIÃO DE MINICURSO SERÁ GRAVADA.

INSCREVA-SE AQUI!

...