Pesquisar
Close this search box.

MINICURSO | Um caminho mistagógico do Ciclo do Natal na 3ª Edição Típica do Missal Romano

advanced divider

Quando: 22 e 29/11 | quartas-feiras | 19h às 21h.
Docente: Prof. Dr. Washington da Silva Paranhos, SJ.
Modalidade: online
Investimento: R$ 75,00.

Ementa: Sendo o mais importante livro litúrgico da Igreja, é mais que oportuno que se realize um momento especial para refletir sobre a Lex Orandi e a Lex Credendi expressa no Missal Romano. “Todos os aspetos do celebrar devem ser cuidados (espaço, tempo, gestos, palavras, objetos, vestes, canto, música, …) e todas as rubricas devem ser observadas: bastaria esta atenção para evitar subtrair à assembleia aquilo que lhe é devido, isto é, o mistério pascal celebrado na modalidade ritual que a Igreja estabelece” (DD, 23). O minicurso buscará apresentar os dois ciclos presentes no Ordinário da Celebração Eucarística: Ciclo Cristológico (Próprio do Tempo). Celebração dos mistérios da salvação, que têm por cume o Tríduo Pascal e Cristo é o centro; Ciclo Eclesiológico (Próprio dos Santos. Esta parte poderia ser chamada de “Próprio da Igreja”, pois não envolve somente a celebração dos Santos.

Como comunidade cristã, preparamo-nos para iniciar um novo ano litúrgico para viver o mistério de Cristo na história. Este caminho seguindo os passos de Cristo e em comunhão com toda a Igreja – como nos recordou o Papa Francisco – “o ano litúrgico é para nós a possibilidade de crescer no conhecimento do mistério de Cristo, imergindo a nossa vida no mistério da sua Páscoa, na esperança da sua vinda. Esta é uma verdadeira formação contínua. A nossa vida não é uma sucessão casual e caótica de acontecimentos, mas um percurso que, de Páscoa em Páscoa, nos conforma a Ele “enquanto esperamos em jubilosa esperança a vinda gloriosa de Jesus Cristo, nosso Salvador” (DD, 64).

O caminho mistagógico do ano litúrgico começa com o Advento, tempo de graça em que se entrelaçam a memória das expectativas da vinda do Filho de Deus, nascido no tempo da Virgem Maria, e a esperança amorosa da Igreja pelo retorno glorioso do seu Esposo no fim dos tempos. Acompanhada pela Virgem Mãe, modelo para aqueles que desejam encontrar o Salvador que vem, a comunidade cristã preparar-se-á assim para acolher com renovada admiração e profunda ternura a manifestação de Deus num menino que nasceu para nós para nos dar uma paz verdadeira e duradoura.

Para viver mais profundamente a riqueza da liturgia do Advento e do Natal, pode ser útil fazer uso deste recurso que, em conexão com as perspectivas indicadas pelos Bispos brasileiros para o Caminho Sinodal, será dividido em “dois encontros” para ajudar nossas comunidades paroquiais a descobrirem a riqueza dos livros litúrgicos, a ouvir as narrativas existenciais, valorizar os serviços e ministérios eclesiais, incentivar a participação na ação simbólica das pessoas com deficiência.

Docente: Prof. Dr. Washington da Silva Paranhos, SJ.

Quando: 22 e 29/11 | quartas-feiras | 19h às 21h.

Modalidade: online, pela plataforma TEAMS

Investimento: R$ 75,00.

INSCREVA-SE AQUI!

...