Filmes para pensar e ser mais & CiNEAM | Utopias e Distopias: da caverna de Platão à IA.

Realização: Coordenação Central de Atividades de Extensão Universitária (FAJE) e CiNEAM (UFMG).

Investimento: Gratuito com emissão de certificado.

Horário: 18h30 às 21h | Modalidade: Presencial

Os projetos de extensão Filmes para pensar e ser mais, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), e CiNEAM, da FAFICH-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são, além de estímulo à atividade de cinefilia, instrumentos para promoção de um diálogo interdisciplinar para, por meio de filmes, discutir questões estéticas, éticas, retóricas e políticas. Em uma atividade gratuita, promovida por professores e pós-graduandos, membros de ambas as instituições, esperamos receber estudantes e todos/as os/as interessados/as nesta atividade mensal, sempre às sextas-feiras, neste primeiro semestre.

Neste ano de 2024, completando 12 anos de sessões mensais de filmes relacionados à recepção, na contemporaneidade, de temas da Antiguidade e do Medievo realizadas pelo CiNEAM e a retomada do Filmes para pensar e ser mais, as duas instituições continuam a parceria cujos temas são utopias e distopias, em sua conexão com temas filosóficos, a partir de um dos textos fundantes da filosofia ocidental, a República de Platão.

Comemore conosco esse marco!

Venha ver e discutir os filmes conosco: Utopias e Distopias: da caverna de Platão à IA.

Programação do primeiro semestre de 2024 (sextas-feiras)

26/04, 18h30, Blade Runner (Ridley Scott, USA, 1982, 117 min)
Debatedoras: Verônica de Souza Campos (Pós-doutoranda, Filosofia | FAJE) & Najla Gaia (Mestranda, Filosofia | UFMG)

Coordenadores:

Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando em Filosofia/UFMG – Extensão/FAJE)
Felipe Magalhães Francisco (Mestre em Teologia/FAJE – Coordenador Adjunto da CCAEU)
Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Professora de Filosofia Antiga/UFMG)
Marina Pelluci Duarte Mortoza (Doutora em Letras Clássicas pela FALE/UFMG, onde leciona Língua Grega)
Sandra Maria G. Bianchet (Professora de Latim FALE/UFMG)

Contato:
cineamufmg@gmail.com
secccaeu@faje.asav.org.br

Local:
Auditório Dom Helder Câmara
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 Planalto – Belo Horizonte – MG CEP: 31720 300

Sinopse dos filmes

Blade Runner (1982) - IMDb

Blade Runner (Ridley Scott, USA, 1982, 117 min)

No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

INSCREVA-SE AQUI!