Alunos do Santa Maria têm imersão ecológica na FAJE

Na última semana de setembro, os jardins da FAJE receberam a visita de dezenas de alunos do 7º ano do Colégio Santa Maria — unidade Pampulha. Os estudantes foram trazidos pela professora de Língua Portuguesa, Renata Cioletti Vale, que foi mestranda em Teologia na FAJE, tendo defendido sua dissertação no primeiro semestre deste ano. Sob orientação do Prof. Élio Gasda, o título da pesquisa de mestrado de Renata foi Brumadinho: “… Clamor da terra … Clamor dos pobres” (LS, n. 49) A urgência de uma práxis ética socioambiental à luz da Laudato Si”.
A professora Renata trouxe seus alunos à FAJE, para que tivessem uma experiência de contato com a natureza e com as iniciativas de sustentabilidade no campus da faculdade. Renata estava acompanhada pela professora de Ciências, Rayssa, que orientou os alunos a trazerem lanches saudáveis para o piquenique nos jardins da faculdade.
Com o projeto “Mãe Terra”, desenvolvido junto a seus alunos no Colégio Santa Maria, Renata Cioletti foi uma das vencedoras do prêmio Destaque Educação da Educa Week, em 2022, e do “Projeto Brilhante”, realizado pelo SinepeMG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais), em 2023. O projeto “Mãe Terra” surgiu a partir da leitura do livro “Meu amigo lixo e um beijo no planeta”, de Andrea Diniz e as conexões feitas com a Encíclica Laudato Sí e com o Pacto Educativo global. Depois de lerem o livro, os alunos foram levados a pesquisar, fazer rodas de conversas e assistir a filmes, chegando a conclusões a respeito dos descartes de resíduos e reciclagem. O projeto culminou com a interação com as famílias e vizinhos, na busca de práticas concretas de sustentabilidade.