FAJE discute realidades e perspectivas das juventudes em simpósio internacional

Juventudes: realidades e perspectivas” foi o tema do XVIII Simpósio Internacional Filosófico-teológico da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e X Simpósio de Ciências da Religião da PUC Minas, realizados em parceria, no campus da FAJE, em Belo Horizonte, entre 4 e 6 de outubro. O evento reuniu quase 300 inscritos, que participaram de conferências, painéis, seminários e comunicações que aprofundaram a reflexão e o debate sobre relevantes questões que envolvem as realidades das juventudes latino-americanas na contemporaneidade.

A diversidade dos temas abordados e a representatividades dos conferencistas presentes mostrou como a questão das juventudes deve ser contemplada tanto pelo contexto acadêmico –  por meio de pesquisas e estudos –  quanto pelos campos da cultura, da educação, da sociedade de uma forma ampla e, particularmente, pela pastoral.

Para o reitor da FAJE, Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro, SJ, o simpósio deste ano teve uma dupla intenção. Primeiro, abordar uma dimensão importante da vida das sociedades que são as vidas das juventudes em suas diversas realidades e em suas mais variadas perspectivas. Segundo, discutir uma das preferências apostólicas dos Jesuítas do Brasil que é “acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”. Para ele, “ambas as intenções se uniram no simpósio nos ajudando a refletir, esclarecer e aprender com os jovens e com as pessoas que trabalham com os jovens para, juntos, construirmos um futuro melhor”.

A conferência de abertura foi apresentada pela Profa. Dra. Martha Bonilla, da Universidad Javeriana Colômbia e do curso de Pós-graduação em Juventude da FAJE, sobre “Contextos Juvenis na América Latina”, com transmissão on-line pelo canal do Youtube da FAJE. No segundo dia, a conferência teve o tema “Juventudes e Educação no Brasil”, apresentado pela Profa. Dra. Licínia Maria Correa (UFMG), seguida dos painéis sobre “Coletivos Juvenis: Um espaço contemporâneo do protagonismo juvenil, com a Profa. Ma. Giovanna Isabel Fernandes Costa (Instituto Pastoral da Juventude – IPJ–  e CNBB) e Prof. Dr. Sebastião Everton de Oliveira (IPJ, CNBB e FAJE) e “Juventudes, Violência e Processos Socioeducativos”, com os profs. Drs. Jacqueline Moreira (PUC Minas) e Carlos Roberto Drawin (FAJE). No terceiro dia, o prof. Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC Minas) falou sobre Juventudes e Religião e apresentou dados e reflexões interessantes sobre o comportamento da juventude no Brasil em relação às práticas religiosas. Um dado que chama a atenção é o decréscimo daqueles que se dizem católicos e o aumento no número dos jovens evangélicos ou sem-religião. O último painel teve o tema “Juventudes, tecnologias digitais e novas linguagens”, com a prof. Ma. Graziela Cruz (FAJE) e o prof. Dr. Cláudio Magalhães (PUC Minas).

Os participantes também se dividiram em cinco seminários com os instigantes temas:  “As esperanças que mobilizam os jovens na Pastoral da Juventude em contexto metropolitano”, “Crescer até a estatura de Cristo: contribuições psico-espirituais para o amadurecimento cristão dos jovens”, “Oficina de acompanhamento a adolescentes e jovens”,  “Jóvenes, Cultura y Religión: Las identidades, creencias y práticas religiosas entre jóvenes universitários” e  “Para onde vão as juventudes? A contribuição de João Batista Libanio”.