Pesquisar
Close this search box.

Notícias

Élio Gasda participa de seminário teológico em Madri

O Prof. Élio Gasda participou como conferencista, em Madri, Espanha, do Seminário Teológico da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus / Dehonianos, entre 8 e 11 de maio, que teve como tema “Rumo a uma economia para todos – inclusiva, sustentável, justa”. O tema da palestra do prof. Élio Gasda foi “O trabalho: dimensão determinante de uma economia humana e ecológica”.

Em sua conferência, Élio Gasda chamou a atenção para o fato de que a crise socioambiental atual revela um esgotamento do modelo que se ergue sobre a destruição dos ecossistemas naturais, a exploração das pessoas e a acentuação das desigualdades sociais e territoriais. Ele chamou a atenção para a necessidade de se entender a economia a partir de categorias não capitalistas: a economia sócio sustentável; os bens comuns e o bem-viver, a questão do território, e a primazia do trabalho sobre o capital.

Gasda destacou a presença de diversas organizações que buscam uma economia inclusiva e deu exemplos concretos de ações bem-sucedidas em países como México, Argentina e Brasil. “As iniciativas de economia na América Latina suscitam uma reflexão não apenas sobre a economia, mas também sobre o sentido do trabalho. Apesar da influência do modo de produção capitalista, há uma ruptura parcial com a organização capitalista do trabalho”, explica o professor jesuíta.

O evento, realizado na ESIC University,  reuniu cerca de 70 pessoas de países como China, Vietnam, Congo, Canadá, EUA, Argentina, Brasil, Alemanha,  Filipinas, itália, Colombia e  India, entre outros.

...