Especialização em Juventude reúne alunos de várias partes do País

Está sendo realizado, de 10 a 22 de julho, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), o primeiro módulo do Curso de Especialização em Juventudes no mundo contemporâneo. Esta é a quinta edição do curso, do qual participam 20 alunos, provenientes de diferentes regiões do País: Pará, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Brasília e Paraná. Os participantes são lideranças pastorais e de movimentos sociais que atuam junto à juventude, em diferentes contextos.

O objetivo do curso de especialização em juventude é oferecer referenciais para compreender o fenômeno juvenil no mundo contemporâneo e capacitar profissionais, militantes e pesquisadores que atuam com a juventude no âmbito do setor público, nas organizações sociais, escolas, universidades, instituições religiosas e organizações do terceiro setor.

O curso tem uma proposta interdisciplinar, apoiada principalmente nas áreas da Sociologia, História, Educação e Teologia e é uma realização da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude (representada pelo Instituto de Pastoral da Juventude IPJ Leste II), em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

O primeiro módulo, iniciado agora, se estenderá ao longo do segundo semestre de 2023, com aulas online síncronas; o segundo módulo ocorrerá no primeiro semestre de 2024 e o terceiro e último módulo será realizado em julho de 2024.