A dramática situação vivida pelo povo ucraniano, que já levou cerca de dois milhões de pessoas a deixarem o país nas últimas duas semanas, tem mobilizado o Serviço Jesuíta aos Refugiados (Jesuit Refugee Service – JRS) na ajuda aos ucranianos.
Um ex-aluno polonês da Faculdade Jesuíta (FAJE), Bartlomiej Piotr Przepeluk (foto), aqui conhecido como Bartolomeu, está trabalhando junto aos refugiados na cidade de Lviv, ajudando na acolhida e evacuação para os países vizinhos. Bartolomeu estudou Teologia na FAJE entre os anos de 2015 e 2018. Outro jovem jesuíta ucraniano, Andrey, que estava fora do país, fazendo a Terceira Provação, voltou à Ucrânia para trabalhar como capelão militar.
Segundo informações do Padre Claudio Paul SJ, que trabalha na cúria romana dos jesuítas, a Companhia de Jesus tem comunidades em quatro cidades, inclusive Kiev, capital da Ucrânia, que pertencem à Província da Polônia do Sul. Até agora as notícias são de que todos estão passando bem, mas vivendo as mesmas dificuldades que o povo. O JRS está colaborando na Ucrânia, em Lviv, na evacuação dos refugiados, e na sua acolhida na Polônia, Hungria, Romênia e Eslováquia.
Continuemos rezando pelas pessoas que estão negociando algum tipo de acordo, e pelos milhares de ucranianos, expulsos de suas casas, ou que tenham perdido entes queridos nesta guerra absurda.