Ex-Professor da FAJE é novo arcebispo de Recife e Olinda

O ex-professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, foi nomeado nesta quarta-feira (14/06), pelo Papa Francisco, como novo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Dom Paulo sucede a dom Antônio Fernando Saburido, que pediu renúncia ao completar 75 anos de idade. Até agora, Dom Paulo era bispo de Garanhuns (PE).
Dom Paulo foi professor na FAJE no período de 2012 a 2015, onde lecionou Cartas Paulinas e temas do Novo Testamento. Ele nasceu em 17 de abril de 1969, em São José de Espinharas, na Diocese de Patos, Estado da Paraíba. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (ITER), em Recife (PE), e Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa (PB). Em seguida, obteve o Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e o Doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1993, sendo incardinado na Diocese de Patos.
O novo arcebispo de Olinda e Recife atuou como administrador e vigário paroquial em várias paróquias na Paraíba e como reitor do seminário diocesano e coordenador diocesano de Pastoral. Teve intensa atuação em Minas Gerais, onde foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da FAJE, e foi secretário nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).
Em 20 de maio de 2015, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa foi nomeado Bispo de Garanhuns e recebeu a ordenação episcopal em 18 de julho seguinte. Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão Episcopal Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, presidente do Conselho Regional do Nordeste 2 e atualmente é o 2º vice-presidente da CNBB.
A Faculdade Jesuíta manifesta a Dom Paulo votos de um trabalho frutuoso nessa importante arquidiocese!