FAJE presente em curso internacional promovido pela Loyola University

O Prof. Élio Gasda, do departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), está representando a instituição em uma iniciativa pioneira da Universidade Loyola de Chicago, em conjunto com a Pontifícia Comissão para a América Latina: o curso “Eclesiologia e Sinodalidade – um sonho eclesial a partir da Querida Amazônia.” O curso, em regime remoto, reúne professores e 90 estudantes de pós-graduação de seis universidades jesuítas presentes no México, Guatemala, Colômbia, Chile e Argentina, além dos EUA (Loyola University) e Brasil (FAJE).

Da FAJE participam quatro estudantes da pós-graduação. As aulas e debates tiveram início em março, com a duração de 12 semanas, com término previsto para o final de maio. Os 90 estudantes estão organizados em seis turmas, que se alternam entre as aulas com os professores convidados e os encontros gerais, pelo Zoom. O objetivo principal do curso é que cada estudante, a partir de sua experiência e contexto sociocultural e eclesial, leve para os encontros e fóruns de discussão sua perspectiva, contribuindo criativa e criticamente na construção dos diálogos e saberes.

O curso ministrado pelo Prof. Élio Gasda tem o título “A dimensão social: eixo de uma eclesiologia sinodal”. Para o professor jesuíta, é muito importante a participação da FAJE nessa iniciativa, pois comprova seu reconhecimento internacional como instituição de excelência. “Isso está em sintonia com a internacionalização incentivada pela CAPES. A participação da FAJE é uma forma de concretizar a nossa contribuição para os estudos eclesiásticos”, explica, reafirmando a necessidade urgente de se criar redes entre as várias instituições que, em todas as partes do mundo, cultivam e promovem os estudos eclesiásticos, o que foi solicitado por Papa Francisco, na Constituição Veritatis gaudium sobre as universidades e as faculdades eclesiásticas, como é o caso da FAJE.