Filmes para pensar e ser mais & CiNEAM | Aristóteles, Alexandre e filosofia helenística no cinema.

Realização: Coordenação Central de Atividades de Extensão Universitária (FAJE) e CiNEAM (UFMG).

Investimento: Gratuito com emissão de certificado.

Horário: 18h30 às 21h | Modalidade: Presencial

O projeto de extensão CiNEAM, da UFMG, no seu 12º ano, retoma as atividades do segundo semestre de 2024 no dia 20 de setembro (sexta), às 18h30, em parceria com o projeto de extensão Filmes para pensar e ser maisda FAJE, e envolvendo pós-graduandos e graduandos da Filosofia/FAFICH e da FALE

Promovido há 12 anos pelos Departamento de Filosofia (FAFICH) e Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM/FALE), da UFMG, o CiNEAM é um projeto de exibição mensal, durante o semestre letivo, de filmes ligados a recepção de temas da Antiguidade e do Medievo. É uma atividade gratuita e aberta ao público. Além do cultivo do cineclubismo, um dos seus objetivos é a divulgação de temas da cultura clássica e sua pervivência na atualidade. Neste semestre, organizadores (docentes e discentes da UFMG e FAJE) continuam a parceria com o cineclubismo da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

O tema deste semestre será Aristóteles, Alexandre e filosofia helenística  no cinema. O primeiro filme a ser exibido, no dia 20/09, às 18h30, será, Alexandre, o grande (1954, 135 min.), de Robert Rossen, e os outros serão –Sikandar (1941), produção indo-iraniana dirigida por Sohrab Modi, Alexandre (2004), de Oliver Stone, Alexandria (2009), de Alejandro Amenábar, e Sêneca (2023), de Robert Schwentke. A apresentadora da primeira sessão será a professora Maria Cecília de Miranda N. Coelho, coordenadora do projeto desde 2012. O texto sugerido para esta (e duas outras sessões) é o artigo “Ligações perigosas? Alexandre e Aristóteles nos filmes de Modi, Rossen e Stone” publicado da Revista Clássica (2020), de autoria da professora Maria Cecilia, que pode ser acessado aqui.

Os projetos de extensão Filmes para pensar e ser mais, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), e CiNEAMda FAFICH-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são instrumentos para promoção de um diálogo interdisciplinar para, por meio de filmes, discutir questões estéticas, éticas, retóricas e políticas. Em uma atividade gratuita, promovida por professores e pós-graduandos, membros de ambas as instituições. Esperamos receber estudantes e todos/as os/as interessados/as nesta atividade mensal, às sextas-feiras, e nos deleitar com obras-primas da sétima arte e discutir, também, sobre as outras artes e sua conexão com a filosofia.

Mais informações sobre o projeto e os cineclubes, aqui:

CiNEAM (NEAM-FALE | UFMG)Filmes para pensar e ser mais (FAJE)

Programação do segundo semestre de 2024 (sextas-feiras)

20/09, 18h30, Alexandre, o grande (Robert Rossen, USA, 1954, 143 min)
Debatedoras:
Maria Cecília de Miranda N. Coelho (Filosofia | UFMG)
& Najla Gaia (Mestranda, Filosofia | UFMG)

Coordenadores:

Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando em Filosofia/UFMG – Secretaria Acadêmica/FAJE)
Felipe Magalhães Francisco (Mestre em Teologia/FAJE – Coordenador Adjunto da CCAEU)
Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Professora de Filosofia Antiga/UFMG)
Marina Pelluci Duarte Mortoza (Doutora em Letras Clássicas pela FALE/UFMG, onde leciona Língua Grega)
Sandra Maria G. Bianchet (Professora de Latim FALE/UFMG)

Contato:
cineamufmg@gmail.com
secccaeu@faje.asav.org.br

Local:
Auditório Dom Helder Câmara e Auditório Dom Luciano
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 Planalto – Belo Horizonte – MG CEP: 31720 300

Sinopse dos filmes

Alexandre, o grande (Robert Rossen, USA, 1954, 143 min)

Alexandre é um homem perturbado pelo conflito entre a sabedoria de seu professor, Aristóteles, a lealdade a seu pai, um guerreiro, e seu próprio desígnio de dominar o mundo. Em uma sociedade turbulenta e de política conturbada, o ambicioso jovem ergue-se acima de todos os conflitos para tornar-se um dos maiores e mais famosos governantes de todos os tempos.

Alexandre o Grande foi dirigido, escrito e produzido por Robert Rossen, tendo no papel do protagonista o já reconhecido ator shakespeariano Richard Burton. Destaca-se o comentário pelo classicista John Solomon, em seu livro precursor sobre cinema e Antiguidade, The Ancient World in the Cinema, que o considerava o mais fiel de todos os filmes sobre o mundo antigo e talvez o mais inteligente, em parte por não se demorar em combates físicos nem por envilecer, nem glorificar excessivamente o rei macedônio, que foi o resultado de três anos de pesquisa do diretor e custou quatro milhões de dólares. Embora breve, a cena com Aristóteles é muito instigante.

INSCREVA-SE AQUI!

Aqueles que quiserem conferir os filmes e a programação do primeiro semestre, basta clicar no link abaixo:
Utopias e Distopias: da caverna de Platão à IA (2024.1).