Jovens Jesuítas aguardam com grande expectativa a chegada do Papa

Vários seminaristas e estudantes jesuítas da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE organizam-se para a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, em sua viagem primeira ao Brasil, desde que assumiu o pontificado, em março deste ano. O evento terá como tema um versículo do evangelho de Mateus: “Ide e fazer discípulos entre todas as nações”, (Mt 28,19). Este será também o tema da Pré-Jornada, conhecida como a Semana Missionária, que acontecerá entre os dias 16 e 21 de julho em cidades de todo o país.

A JMJ teve início em 1986, quando o Papa João Paulo II celebrou na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude. Na ocasião, entregou aos jovens a Cruz Peregrina. Desde então, foram realizadas 12 jornadas, sendo a 13ª no Brasil, que sediará pela primeira vez o evento.  A JMJ é realizada com intervalos que variam entre dois e três anos, tendo como propósito incentivar a ação social e possibilitar aos jovens uma experiência cultural e espiritual.

Foto: Jesuítas, Antônio Anderson (Esq.) e Fernando Kotz (Dir.) do Grupo Magis.

Em contagem regressiva para o grande dia, estudantes jesuítas da FAJE Antônio Anderson Costa e Fernando Kotz, participarão pela primeira vez da JMJ. Eles fazem parte do grupo MAG+S, iniciado há 11 anos após a primeira JMJ, e tem como proposta preparar os jovens inacianos que participarão da JMJ. Segundo Antônio Anderson, integrante do grupo, é importante manter o foco do encontro, centrar na experiência dos jovens com Deus.  E cita Santo Inácio, para explicar seu envolvimento com o evento: “Santo Inácio nos convida a buscar e encontrar Deus em todas as coisas. Esse encontro será uma experiência com Deus e isso fortalece nossa espiritualidade”. E para Fernando Kotz, que também atua no grupo Magis, a JMJ fortalecerá a juventude. “Isso causará uma grande repercussão social! Através desta experiência com Deus, os jovens serão mais cristãos. Assim teremos mais ações nos países, bairros, comunidades de onde eles vieram”, comenta.

Na última sexta (12), o grupo da FAJE embarcou para Salvador, para iniciar o MAG+S 2013, e encontrar com mais de dois mil jovens vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior.  No dia 20 de julho, seguem para o Rio de Janeiro, onde serão alojados no Colégio Santo Inácio, aguardando a chegada do Papa Francisco, marcada para o dia 22 de julho, segunda-feira. A acolhida oficial do Papa será no aeroporto Internacional Galeão/ Antônio Carlos Jobim às 16h.

Clique aqui e confira a matéria sobre o Magis exibida no Jornal Nacional da Rede Globo. (15/07/2013)