Colóquio Vaziano realizado na FAJE propõe discussão sobre possível solução para os desafios éticos da atualidade

Fundado em 2007, pelo Prof. Delmar Cardoso, o Grupo de Estudos Vazianos (GEVaz) é composto pelos Profs. Elton Vitoriano Ribeiro e Cláudia Maria Rocha, e por alunos da graduação e da pós-graduação. O grupo reúne-se a cada 15 dias para estudar, discutir e aprofundar os textos de Henrique de Lima Vaz. Desde 2008, o GEVaz realiza colóquios com temas da obra filosófica do eminente jesuíta mineiro, discutindo e divulgando seu pensamento. Em 2013, foi realizado, entre os 23 e 24 de maio, o VI Colóquio Vaziano, que contou com a apresentação das comunicações dos seguintes estudantes: Carolina Ferreira Fernandes, Débora Mariz, Maria Lourdes Nascimento e Gabriel Almeida Assumpção. O colóquio foi um espaço de debate sobre os desafios éticos da atualidade.

Nascido em 1921, na cidade de Ouro Preto (MG), Henrique Cláudio de Lima Vaz entrou para Companhia de Jesus em 1938. Estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Iniciou sua docência na Faculdade de Filosofia da Companhia de Jesus, em Nova Friburgo. Ensinou também em cursos do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual recebeu em 2001, o título de Professor Emérito. Entre os anos de 1982 e 2002, foi um dos mais respeitados professores da Faculdade Jesuíta, então transferida para Belo Horizonte.