Pesquisar
Close this search box.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

advanced divider

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O conceito da teologia cristã que subjaz ao ensino na Pós-Graduação é o que preside a compreensão de teologia na FAJE, a saber, “da fé para a fé” ou “da práxis para a práxis”. Daí se segue a referência do Programa às Fontes e à Práxis da Fé que dão origem às suas duas Áreas de Concentração, com suas respectivas Linhas de Pesquisa: I. Teologia Sistemática: (1) Fontes Bíblicas da Tradição Cristã; (2) Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual; II. Teologia da Práxis Cristã: (1) Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e Religioso; (2) Tendências Éticas Atuais. Neste quadro se situam os Projetos de Pesquisa do PPG, que envolvem seus docentes e discentes.

 

I. Área de Concentração Teologia Sistemática

Linha de Pesquisa 1: Fontes Bíblicas da Tradição Cristã

Esta linha de pesquisa estuda o uso da Bíblia judaica e cristã como fonte da Teologia segundo as exigências da crítica científica, no quadro da vida da comunidade cristã hoje.

 

Linha de Pesquisa 2: Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual

Esta linha de pesquisa visa a interpretar a tradição cristã como interpelação da fé e da revelação face às problemáticas sociais, culturais, religiosas que o momento histórico levanta, e ao mesmo tempo acolher as interpelações da atualidade à teologia.


 

II. Área de Concentração Teologia da Práxis Cristã

Linha de Pesquisa 1: Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e religioso

Esta linha estuda manifestações concretas e contextualizadas da prática da comunidade eclesial, dando particular ênfase à sua realização na atualidade.

 

Linha de Pesquisa 2: Tendências Éticas Atuais

Esta linha de pesquisa estuda as dimensões éticas do agir cristão em relação à pessoa e à sociedade, com atenção especial a problemas emergentes, como sejam a bioética, a ética da comunicação, neoliberalismo, globalização, etc.

...