Notícias

FAJE abre o ano acadêmico com alunos de 31 nacionalidades

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, realizou a abertura do Ano Acadêmico de 2025 no dia 10 de março, acolhendo estudantes novos e veteranos, provenientes de 31 diferentes nacionalidades. Dentre a maioria dos brasileiros, estão, além dos jesuítas, alunos de outras 17 Comunidades e congregações religiosas e sete dioceses.

O evento teve início com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Mieczyslaw Smyda SJ, provincial dos jesuítas no Brasil e concelebrada por sacerdotes jesuítas professores da FAJE. Após a celebração, reunidos no auditório Dom Luciano Mendes de Almeida,  o reitor da FAJE, Prof. Dr. Elton Vitoriano Ribeiro, SJ, apresentou alguns dados sobre a instituição, ressaltando a importância da pluralidade cultural do campus e seu significado para a formação acadêmica, humana e religiosa dos estudantes: “A missão da Faje é formar pensadoras e pensadores para o mundo, e essa diversidade de nacionalidades presente aqui, mostra que estamos no caminho certo”.

Também Pe. Smyda ressaltou a importância da FAJE acolher toda essa diversidade de estudantes provenientes de tantos países e culturas: “É algo que exige dos professores e da Companhia de Jesus acolher todas essas culturas e as pessoas que trazem suas experiências e seus desejos de crescerem a partir de nossa cultura. Esse diálogo interreligioso e intercultural nos traz uma oportunidade ímpar de colaborarmos com o mundo e com a Igreja universal”.

A aula inaugural ficou a cargo do Dom José Otácio Oliveira Guedes, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte, que falou sobre o tema “A esperança como reserva escatológica em Rm 5,1-11”. A aula foi transmitida pelo canal da FAJE no Youtube.

...