Notícias

FAJE: presencial e on-line

Elton Vitoriano Ribeiro SJ, Reitor

No dia 03 de março de 2022 voltamos às aulas presenciais. Algo tão simples, cotidiano e rotineiro, tornou-se desejável. A pandemia colocou nossa vida acadêmica, por dois anos, em regime virtual. Aulas, reuniões, bibliotecas e orientações aconteceram por meio das plataformas. As plataformas e os aplicativos, esses novos não-lugares da vida contemporânea, tornaram-se tábua de salvação durante a pandemia. Algo impensável até para os mais ferrenhos defensores do universo digital. E mais, a pandemia deixou-nos num ritmo constante de expectativa. Voltarão às aulas presenciais? Poderemos usar a biblioteca para estudar? Teremos que aderir ao formato híbrido novamente caso aumentem os contágios ou surja uma nova variante do vírus? O que devo fazer se for contaminado pelo coronavírus? Muitas perguntas acerca do que pode acontecer costumam nos colocar num estado de ansiedade desgastante. Não é à toa que Hegel ensinou que a Filosofia é a Coruja de Minerva que alça voo ao entardecer, e por isso mesmo, não prevê o futuro.

Neste tempo de pandemia que ainda estamos enfrentando, a FAJE sempre se posicionou, firmemente, em favor do cuidado e da preservação da vida. Desde o início, tomamos todas as medidas de prevenção e fomos uma das primeiras instituições em adotar o regime remoto de ensino, e a constituir o Comitê Covid/FAJE para acompanhar as informações sobre a pandemia. Por isso, foram adotados em nosso campus, conforme as melhores práticas médicas e sanitárias, as principais medidas de prevenção como o uso de máscara, a higienização constante das mãos e dos ambientes de trabalho e o distanciamento. Já a partir do ano passado, estimulamos a vacinação de professoras e professores, alunas e alunos, colaboradoras e colaboradores.

Agora estamos voltando às aulas presenciais. Esse retorno foi algo que desejamos já há algum tempo, e que para nós é motivo de alegria e de cuidados redobrados. Claro, os cuidados mencionados acima são absolutamente necessários e nós continuaremos a ser exigentes neste ponto. Nesta volta às aulas presenciais a colaboração de todos é essencial. Podemos dizer que este é um novo momento em nossas vidas neste tempo de pandemia. Momento de enfrentar os desafios com a cabeça erguida, com criatividade e com cuidado recíproco. Assim, a FAJE, novamente, é FAJE Presencial. Presencial, com nossos limites e nossas possibilidades, com nosso desejo de acertamos juntos, de andar pelos nossos jardins, de conversar alegremente sobre assuntos fundamentais da existência, de apontarmos caminhos de ação e reflexão. A FAJE é presencial.

Mas, também, a FAJE é On-line. Diante dos desafios enfrentados adquirimos muitas habilidades e ampliamos nossa incidência na sociedade. As plataformas, além de nos ajudarem a manter o ritmo das aulas e do ano acadêmico, sem perdas e sem atropelos, nos ajudaram a levar adiante nossos cursos, colóquios, simpósios, eventos, grupos de estudos e reuniões. Entramos, de fato, no mundo virtual, no mundo on-line. De certa forma é fácil perceber que o futuro da sociedade caminha nesta direção híbrida entre virtual e presencial, aproveitando o melhor de ambos, para construir e aprimorar nossa comunidade de conhecimento. Vivenciamos um momento histórico onde uma cultura da convergência, nova e desafiante, foi criada. Trata-se agora, a nós, povoá-la. Por isso, a FAJE é On-line – <https://faculdadejesuita.edu.br/fajeonline/>.

FAJE ON-LINE é uma realidade cheia de vigor que foi crescendo com o tempo. Atualmente, no site da FAJE, mas também de outros parceiros, apresentamos à sociedade os frutos de nossas pesquisas e nossos trabalhos. Várias iniciativas foram ganhando maturidade neste tempo. Temos as atividades de extensão, cursos e palestras que acontecem aqui e estão no Youtube da FAJE. Temos uma série de vídeos e entrevistas sobre vários assuntos intitulada “Nós Humanos”. Temos um canal de podcast, “Passo a pensar”, que conduz excelentes  reflexões sobre variados temas que nos instigam a pensar com profundidade. Temos o nosso hebdomadário, nossa publicação semanal “Palavra & Presença”, com textos dos nossos professores que lançam luzes sobre temas da atualidade. Temas a reflexão semanal do evangelho dominical, no canal do Youtube, sob o título “Momento de oração”. Essas e outras iniciativas dão vitalidade à FAJE ON-LINE que quer ser uma presença de esperança e profundidade para todos que buscam o conhecimento. Por fim, temos o projeto do EaD em Teologia que está em andamento, logo vocês saberão mais sobre ele, e que é a nossa grande contribuição para levar a todos os rincões deste nosso país um ensino de teologia, com qualidade e profundidade, àqueles que desejam conhecer mais e dar razões sobre a fé cristã (1Pe. 3,15 ), além de discutir os grandes desafios de nossa sociedade.

Finalmente, a FAJE, seja presencial, seja on-line, é fruto do generoso trabalho de muitos, e por isso eu agradeço profundamente a todas e todos por esse empenho, paciente e esperançoso, com que estamos enfrentando este momento ímpar em nossas vidas e na vida da nossa sociedade. Certamente, essa é a nossa forma, também, de acreditar que um mundo melhor, mais justo e fraterno, é possível.