Pesquisar
Close this search box.

Filmes para pensar e ser mais & CiNEAM: um encontro entre FAJE e FAFICH-FALE/UFMG

advanced divider

Filmes para pensar e ser mais & CiNEAM: um encontro entre FAJE e FAFICH-FALE/UFMG

Realização: Coordenação Central de Atividades de Extensão Universitária (FAJE) e CiNEAM (UFMG).

Investimento:  Gratuito com emissão de certificado.

Os projetos de extensão Filmes para pensar e ser mais, da  Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), e CiNEAM, da FAFICH-FALE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são instrumentos para promoção de um diálogo interdisciplinar para, por meio de filmes, discutir questões estéticas, éticas, retóricas e políticas. Em uma atividade gratuita, promovida por  professores e pós-graduandos, membros  de ambas as instituições, esperamos receber estudantes e todos/as pessoas que estejam interessadas nesta atividade interdisciplinar para, uma vez por mês, às sextas-feiras, nos deleitarmos com obras-primas da sétima arte e falarmos, também, de outras artes e de filosofia.

Programação do segundo semestre de 2023 (sexta-feiras)

29/09, 18h30 Nunca aos domingos  (Jules Dassin, USA/Grécia, 1960, 91 min.)

Debatedora: Marina P. D. Mortoza (Doutora pela FALE/UFMG, Profª de grego antigo e moderno e de inglês do Cursinho Popular Dom Quixote | FALE-UFMG)20/10, 19h  Electra (M. Cacoyannis, Grécia: Finos Film, 1962, 110 min.)
Debatedora: Najla Gaia (Mestranda em Filosofia/UFMG)24/11, 19h Ifigênia (M. Cacoyannis, Grécia: Finos Film, 1977, 127 min.)
Debatedora: Romana Guimarães (Mestranda em Filosofia/UFMG)

Realização: Coordenação Central de Atividades de Extensão Universitária (FAJE) e CiNEAM (UFMG).

Coordenadores: [colocar link de lattes em cada nome e usar sempre ordem alfabética)

Daniel Felipe Couto Vieira Silva (Doutorando em Filosofia/UFMG – Extensão-FAJE)
Felipe Magalhães Francisco (Mestre em Teologia/ FAJE)
Marina Pelluci Duarte Mortoza (Doutora pela FALE/UFMG, Profª de grego antigo e moderno e de inglês do Cursinho Popular Dom Quixote | FALE-UFMG)
Sandra Maria G. Bianchet (Professora FALE/UFMG)

Local:
Auditório Dom Helder Câmara
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

Horário: 18h30 às 21h

Modalidade: Presencial

Investimento: Atividade gratuita com emissão de certificados

Sinopse dos filmes (todos falados em grego moderno, com legendas em português)
 
Nunca aos domingos (Jules Dassin, USA/Grécia, 1960, 91 min.)
Comédia de grande sucesso com tons dramáticos dirigida por Jules Dassin (que também atua) e protagonizada por sua mulher, a cativante Melina Mercouri (prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes de 1960). O roteiro narra as relações entre uma prostituta grega, Ilya, e o escritor americano Homer Thrace, que tenta tirá-la de seu ofício, da liberdade, do amor, da alegria de viver…

Electra (M. Cacoyannis, Grécia: Finos Film, 1962, 110 min.)

Depois da guerra de 10 anos contra Troia, Agamenon, o líder de todos os gregos, retornou vencedor ao seu reino. O povo de Micenas e sua esposa, Clitemnestra, o receberam com grandes honras, mas enquanto o marido estava na guerra ela estava nos braços de um amante, que mata Agamenon logo após o seu retorno. Electra e Orestes, os filhos de Agamenon e Clitemnestra, sabiam que o crime tinha sido cometido com o apoio da mãe, mas como eram crianças não podiam fazer nada.

figênia é o terceiro filme da trilogia de Cacoyannis que tem ainda Elektra, de 1962, e As troianas, de 1971. A trilha sonora de Mikis Theodorakis potencializa o drama da rainha Clitemnestra, interpretada por Irene Papas, e da sua filha Ifigênia (Tatiana Papamoschou), sacrificada pelo pai Agamêmnon (Kostas Kazakos) para o sucesso dos gregos na Guerra de Troia.

INSCREVA-SE AQUI! 

...